CONHEÇA THIAGO COTA

Meu nome é Thiago Cota,

 

Sou filho de Cristina e Celso Cota, atual prefeito de Mariana, já em seu terceiro mandato.  Sou casado, pai de 3 filhos, bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão de Negócios.
 
Na juventude ingressei no mercado de trabalho, substituindo meu pai nas atividades comerciais da Auto Peças Mariana e sempre estive envolvido com a juventude nos comitês de política para jovem. Absorvi as ideias do municipalismo quando ingressei na Associação Mineira de Municípios.
 
Passei a compreender a dinâmica da administração pública e as diversidades de Minas quando em  2011 assumi a diretoria técnica da Ruralminas.
 
Nesta função percorri todo o estado de Minas Gerais, identifiquei problemas, construí propostas, desenvolvi projetos importantes de melhoria da qualidade de vida da gente mineira.
 
Trabalhei no Programa Barragens de Minas que atende ao semiárido mineiro construindo barragens para aumentar a disponibilidade de água para consumo humano e animal, a perenização de rios visando a sustentabilidade ambiental, melhorando as condições de vida da população rural e urbana pela convivência com a seca e inclusão produtiva nas regiões carentes do Estado.
 
Gerenciando o Programa Estradas Vicinais de Minas auxiliei na recuperação, readequação, conservação e preservação de importantes canais de acesso e escoamento da produção rural de Minas. Possibilitei a integração inter-regional e intra-regional, diminuiu distâncias e os custos do transporte além de despertar a consciência ecológica e a noção de responsabilidade da comunidade na manutenção das estradas que lhe servem.
 
Com a experiência adquirida me tornei um gestor dinâmico, audacioso, criativo, que não se abate diante de desafios. Implantei e divulguei práticas de gestão, capacitei técnicos das administrações municipais e membros da sociedade organizada na tecnologia de conservação das estradas. Reforcei iniciativas municipais com o Programa Infraestrutura Rural e, desta forma contribuí para o desenvolvimento socioeconômico local e regional em diversas localidades de Minas.
 
Em outubro de 2014, fui eleito deputado estadual pelo PPS, com 65.745 votos. Em 1° de fevereiro de 2015, tomei posse para a 18° Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Mandato 2015-2019). 
 
Apesar do pouco tempo na Casa de Leis, eu já assumi a vice-liderança do bloco Compromisso com Minas Gerais, que tem como objetivo ocupar os espaços dentro da Assembleia e trabalhar com independência entre os blocos da situação e oposição, defendendo os bons legados das administrações anteriores e votando à favor do governo, nas questões vitais para o bem de Minas Gerais. Eu também estou como membro efetivo da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e da Comissão de Cultura, além delas, faço parte das comissões de Administração Pública, Ética e Assuntos Municipais, como membro suplente.