Por Marília Mesquita
No prazo médio de 90 dias, haverá a revitalização da sinalização vertical em todo o trecho entre Ouro Preto e Itabirito, na região Central de Minas, conforme garantiu o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Dr. Gustavo Boerger. Esse compromisso foi firmado na reunião promovida pelo deputado Estadual Thiago Cota, na última quarta-feira (26), de forma virtual.
A audiência permitiu um debate amplo sobre os índices alarmantes de acidentes no trecho da BR-356 e a necessidade de providências para sanar o problema. Também estiveram presentes, o técnico de Suporte e Infraestrutura do DNIT, Carlos Eduardo Batista, o subcomandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário, major Frederico Prado, o tenente da Polícia Militar Rodoviária, César Soares, o subcomandante do 52º Batalhão da Polícia Militar, major Giovanni Mendes e os representantes da Câmara de Ouro Preto, vereadores Vantuir, Mercinho, Sandrinho e Luciano.
Acidentes
O deputado Thiago Cota ressaltou o risco constante que a via oferece. “A BR-356 cruza a zona urbana e desde a desativação de radares, tem sido preocupante os acidentes automobilísticos, inclusive com atropelamento. O ideal seria a instalação de novos aparelhos”, conclui. Os redutores de velocidade foram desativados em 2019, após normativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que limitou o número de equipamentos permitidos por estado.
Dados da Polícia Militar Rodoviária asseguram que entre janeiro e abril deste ano, foram registrados três acidentes com vítimas fatais. “É importante ressaltar que desde o início da pandemia, o número de veículos circulantes estão abaixo do que consideramos normal para o trecho”, lembra o major Prado.
Compromisso
Segundo Gustavo Boerger, o DNIT administrava 8.015 faixas de radar e após acordo judicial reduziu o número em 47%, chegando a 3.800 em Minas Gerais. “A demanda não é exclusiva de Ouro Preto, possuímos cerca de 40 pontos que precisam de equipamentos”. O gestor ressaltou que um estudo está sendo realizado para que o órgão argumente com o judiciário a necessidade de aumentar a quantidade de instalações e, então, possa contemplar o trecho.
No entanto, garantiu que, em até 90 dias, a autarquia irá revitalizar a sinalização vertical e estudar a possibilidade de construir acostamento. “Também é preciso que os motoristas tenham cidadania e reduzam a velocidade quando estiverem no perímetro urbano”, finaliza.
Por Marília Mesquita
No prazo médio de 90 dias, haverá a revitalização da sinalização vertical em todo o trecho entre Ouro Preto e Itabirito, na região Central de Minas, conforme garantiu o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Dr. Gustavo Boerger. Esse compromisso foi firmado na reunião promovida pelo deputado Estadual Thiago Cota, na última quarta-feira (26), de forma virtual.
A audiência permitiu um debate amplo sobre os índices alarmantes de acidentes no trecho da BR-356 e a necessidade de providências para sanar o problema. Também estiveram presentes, o técnico de Suporte e Infraestrutura do DNIT, Carlos Eduardo Batista, o subcomandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário, major Frederico Prado, o tenente da Polícia Militar Rodoviária, César Soares, o subcomandante do 52º Batalhão da Polícia Militar, major Giovanni Mendes e os representantes da Câmara de Ouro Preto, vereadores Vantuir, Mercinho, Sandrinho e Luciano.
Acidentes
O deputado Thiago Cota ressaltou o risco constante que a via oferece. “A BR-356 cruza a zona urbana e desde a desativação de radares, tem sido preocupante os acidentes automobilísticos, inclusive com atropelamento. O ideal seria a instalação de novos aparelhos”, conclui. Os redutores de velocidade foram desativados em 2019, após normativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que limitou o número de equipamentos permitidos por estado.
Dados da Polícia Militar Rodoviária asseguram que entre janeiro e abril deste ano, foram registrados três acidentes com vítimas fatais. “É importante ressaltar que desde o início da pandemia, o número de veículos circulantes estão abaixo do que consideramos normal para o trecho”, lembra o major Prado.
Compromisso
Segundo Gustavo Boerger, o DNIT administrava 8.015 faixas de radar e após acordo judicial reduziu o número em 47%, chegando a 3.800 em Minas Gerais. “A demanda não é exclusiva de Ouro Preto, possuímos cerca de 40 pontos que precisam de equipamentos”. O gestor ressaltou que um estudo está sendo realizado para que o órgão argumente com o judiciário a necessidade de aumentar a quantidade de instalações e, então, possa contemplar o trecho.
No entanto, garantiu que, em até 90 dias, a autarquia irá revitalizar a sinalização vertical e estudar a possibilidade de construir acostamento. “Também é preciso que os motoristas tenham cidadania e reduzam a velocidade quando estiverem no perímetro urbano”, finaliza.